O que é hidrocefalia?
A hidrocefalia acontece quando há excesso do líquido cefalorraquidiano (LCR) dentro dos ventrículos do cérebro, aumentando a pressão dentro do crânio.
Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças e adultos de 60 anos ou mais. No caso das crianças, estimativas apontam que uma em cada 500 crianças são afetadas com hidrocefalia, sendo que a maioria é diagnosticada antes do nascimento, no momento do parto, ou na primeira infância.
Em geral, a hidrocefalia está ligada à genética ou a algum distúrbio do desenvolvimento, como defeitos congênitos na coluna vertebral ou uma hérnia no cérebro. Além disso, ela pode acontecer como consequência de um sangramento dentro do cérebro, tumores cerebrais, traumatismos cranianos, complicações em um parto prematuro, meningite ou outras infecções.
Os principais sintomas da hidrocefalia incluem:
- Aumento anormal da cabeça
- Moleza/sonolência
- Vômitos
- Convulsões
- Dificuldade de equilíbrio ou perda das funções motoras
- Falta de apetite
- Irritabilidade
- Dor de cabeça
A hidrocefalia pode ser tratada de várias maneiras: removendo a causa da obstrução de LCR, ou desviando o líquido para outro lugar. Às vezes, os dois tratamentos podem ser feitos no mesmo paciente.
Como a hidrocefalia é uma condição permanente, será necessário fazer acompanhamento médico por um longo período. Serão feitos testes diagnósticos no acompanhamento, incluindo tomografia computadorizada, ressonância magnética e raios-x, para determinar se o tratamento está funcionando corretamente.
Fonte: Medical Site
05 de Maio de 2022